OS CIGANOS NOS LEGARAM BENS PRECIOSOS COMO: O AMOR A LIBERDADE E A NATUREZA,A SABEDORIA DE VIVER E OS CONHECIMENTOS ESOTERICOS PELOS QUAIS É POSSÍVE…




TRADIÇÕES:




O Povo Cigano é guardião da LIBERDADE. Seu grande lema é: "O Céu é meu teto; a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião", traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cerceadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas.
A vida é uma grande estrada, a alma é uma pequena carroça e a Divindade é o CarroceiroEsse povo canta e dança tanto na alegria como na tristeza pois para o cigano a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã.
Onde quer que estejam, os ciganos são logo reconhecidos por suas roupas e ornamentos, e, principalmente por seus hábitos ruidosos.
São um povo cheio de energia e grande dose de passionalidade. São tão peculiares dentro do seu próprio código de ética; honra e justiça; senso, sentido e sentimento de liberdade que contagiam e incomodam qualquer sistema.
O líder de cada grupo cigano, chama-se Barô/Gagú e é quem preside a Kris Romanis (Conselho de Sentença ou grande tribunal do povo rom) com suas próprias leis e códigos de ética e justiça, onde são resolvidas todas as contendas e esclarecidas todas as dúvidas entre os ciganos liderados pelos mais velhos.
O mestre de cura (ou xamã cigano) é um Kakú (homem ou mulher) que possui dons de grande para-normalidade. Eles usam ervas, chás e toques curativos.
Os ciganos geralmente se reúnem em tribos para festejar os ritos de passagem: o Nascimento, a Morte, o Casamento e os Aniversários; e acreditam na Reencarnação (mas não incorporam nenhum espírito ou entidade). Estão sempre reunidos nos campos, nas praias, nas feiras e nas praças.
O misticismo e a religiosidade, fazem parte de todos os hábitos da vida cigana.
A maior parte deles acredita em um único deus (Dou-la ou Bel) em eterna luta contra o demônio (Deng).
Normalmente, assimilam as religiões do lugar onde se encontram, mas jamais deixam de lado o culto aos antepassados, o temor dos maus-olhados, a crença na reencarnação e na força do destino (baji), contra a qual não adianta lutar.
O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.








DOCE... RECORDAÇÃO... CIGANA!

Ah! Quando me lembro...
Quase deliro de saudade
Foi como uma orquestra regida com maestria
Espalhando pelo ar amor e felicidade.
Tudo absolutamente combinava;
A luz que emanava da fogueira,
A figura da cigana iluminada,
As labaredas multicores trepidavam,
No compasso da música cigana
E os movimentos da cigana que dançava.
E meu coração palpitou o seguinte refrão:

Baila cigana, roda
Mostra em cada passo tua alegria,
Dança cigana, roda
Teu bailado contagia

A suavidade de cada gesto
Embriagava a quem assistia
E, a musica invadia cada alma
Gerando paz, amor e alegria.
A harmonia forte, vibrante e decidida
Irradiava felicidade e magia
E, o tilintar da lenha que queimava
Contagiava e quem via e ouvia.
E novamente meu coração palpitou o seguinte refrão:

Baila cigana, roda
Mostra em cada passo tua alegria,
Dança cigana, roda
Teu bailado contagia
Era magia pura
Era pura magia
Lembrar-me daquela cena
Levou-me à nostalgia.
Cada um dos componentes como que entrelaçados
A música, a fogueira e a cigana a bailar,
A lua cheia no céu
E o mistério no ar,
A natureza ao redor
Me faziam sonhar.
E outra vez meu coração palpitou o seguinte refrão:

Baila cigana, roda
Mostra em cada passo tua alegria,
Dança cigana, roda
Teu bailado contagia




Oh linda cigana A sorte eu quero ler
Eu lhe pergunto
E a resposta eu quero ter
Eu vejo em sua mão
Que você está mentindo
Pois você não é feliz
E por amor você está sofrendo
Não adianta você sorrir
Só está mentindo pra você
Está escrito em teu olhar
Teu coração está sozinho
Sofrendo por alguém
Mas eu posso te afirmar
Um novo amor esta a caminho
É só você acreditar
A cigana nunca mente
Qual caminho pra você trilhar
Por isso eu sempre digo
É só você acreditar

Cigana Sete Saias..... Em uma noite de luar....
Dançava ao redor da fogueira...
Chamando pelo amor.
Fazendo sua magia.
E seus cantos e encantos.

Cigana Da Lua !! Minha Deusa, que atua
Nas profundezas da alma,
Minha luz, nas noites escuras,
Venha suavizar o meu rosto,
Com seu belo semblante prateado,
Que meu sonho seja clareado,
E que seja liberta do passado.
Em troca lhes ofertarei,

Salve a natureza o círculo mágico azul que me envolve
Eu sou feliz e rico, eu tenho o hoje e o amanhã
Tenho o meu futuro pela frente
A saúde tomou conta de meu corpo
Porque eu posso, eu quero,
eu mereço, eu vou conseguir através da
lua Cigana, e dos mentores Ciganos
eu realizarei todos os meus sonhos
Por que querer é poder e eu posso
Santa Sara Kali
Que sempre ilumine o meu caminho
afastando os inimigos da minha estrada
que os olhos deles não cheguem até os
meus e que seus passos não
cruzem o meu caminho.
Que assim seja e assim se faça!




A BAILAR....

Estava a bailar

Quando senti

O cigano chegar

Quando me beijou.

Senti seu coração disparar,

Seu corpo estava quente como o calor da fogueira.

Então:

Seus olhos eram meus

Seus desejos eram meus

Seus sonhos eram meus

Seu corpo era meu.

A noite foi magica.

O cigano se entregou ao amor

Da cigana do amor.







A CIGANA EM MIM

SOU FILHA DO CEU E DA TERRA,
IRMÃ DA ÁGUA E DO AR,
SOU O FOGO NA FLORESTA,
E A BRANCA ESPUMA NO MAR.

SOU A LOBA,SOU A SELVA,
SOU A CARICIA DA RELVA.

SOU UM PÁSSARO SEM NINHO,
QUE NO GALHO MAIS FRAQUINHO
TODOS ME ESCUTAM CANTAR.

SOU A MENINA DE DIA E A AMANTE LOUCA À NOITE
SOU O ALÍVIO,SOU O AÇOITE
NA SOMBRA SOU A LUZ
MESMO QUE A VIDA INSISTA EM ME CANSAR
SIGO EM FRENTE,POIS TOPO QUALQUER PARADA,
SABEM QUE EXISTO,REALIZO A CAMINHADA
O QUE NÃO FAÇO É PARAR
HONRADA , DESPREZADA,OU SIMPLESMENTE AMADA
SOU O SOM E O SILENCIO,SOU O CHORO E A RISADA
ME COLOQUE EM SUA VIDA,COMO UMA MOÇA QUERIDA
QUE PRECISA SER AMADA...
EM TROCA POSSO LHE DAR,O AMOR
MAIOR DO MUNDO...NUMA BANDEIJA DOURADA,
ME TRAGA NO CORAÇAO PRA ME DEIXAR ENCANTADA...
ME CHAME, ME CHAME, SOU A CIGANA AMADA...